FESTIVAL TARDE NO BAIRRO

O Festival Tarde no Bairro é um festival de artes integradas realizado no período vespertino que abre espaço para difusão de linguagens artísticas e culturais. Com foco na ocupação de espaços públicos das cidades e no relacionamento com o público consumidor de arte e cultura no Espírito Santo, o FTNB é um festival de valorização da arte e da música autoral. Sua programação é composta por apresentações musicais de bandas autorais locais, intervenções artísticas e uma feira de produtos culturais e artesanais locais. O Assédio Coletivo trabalha a seleção dos artistas que se apresentam a partir de convocatórias públicas divulgadas online e procura proporcionar vivências diferenciadas aos moradores dos bairros em que o festival acontece.

No ano de 2012, foram realizadas 14 edições do FTNB, sendo oito produzidas pelo Assédio Coletivo e seis por coletivos parceiros - Coletivo Canellada em Vila Velha (duas edições), Coletivo Moxuara junto do Circo Miúdo em Cariacica (uma edição) e Coletivo Gargalo em Santa Teresa (três edições). Ao todo, 39 bandas autorais se apresentaram no FTNB em 2012. No início de 2013, o Assédio lançou uma coletânea online para download gratuito - a Coletânea Festival Tarde no Bairro 2012, composta por 22 músicas de 22 bandas autorais que participaram de alguma edição do FTNB 2012.

Já em 2013, foram produzidas pelo Assédio Coletivo seis edições do Festival, cinco em Vitória e uma em Santa Teresa. Os coletivos Expurgação e Gargalo foram facilitadores diretos dessas ações. Foram 24 bandas que se apresentaram nas edições FTNB 2013, cerca de 30 ações de artes integradas, aproximadamente 30 banquinhas de produtos artesanais e mais de 300 artistas capixabas envolvidos nessas produções.

Em 2014 foram realizadas mais quatro edições do festival, 10 bandas autorais se apresentaram e mais de 100 agentes culturais se envolveram nestas produções. Neste ano foi prensada a Coletânea FTNB 2012/2013 que conta com 45 músicas de bandas autorais do Espírito Santo.

EDIÇÕES - FESTIVAL TARDE NO BAIRRO